terça-feira, 10 de agosto de 2010

Confiar ou não confiar. É Simples! (leia Exôdo 2:1 até 4:12)

Há alguns domingos atrás fui numa aula da escola bíblica dominical, coisa rara até, rs! Mas nesse dia o Professor nos mostrou uma música de um cantor chamado Alvin Slaughter, chamada That’s When – É Quando. A tradução é essa (mais ou menos, pq sou eu que estou traduzindo...) “Quando temos um trabalho a fazer, e o que está à frente parece maior que você, é quando Ele vem. Quando você sabe em seu coração que Deus pede é maior do que pode ser feito por você, é quando Ele vem. Ele vem no momento que você precisa. Ele vem no momento de cruzar o Mar Vermelho. No momento que você chama, quando você já tem dado tudo de si, ele vem e vai dizer: O que você tem em suas mãos? Eu posso usar, se você estiver disposto a perder. Leve o pouco que tem e Eu tornarei grande. Eu sou El Shaddai, e eu vou além daquilo que você precisa.” Ele começa a citar passagens bíblicas, da viúva que dá o pouco que tem para Elias, depois o menino que dá os pães e peixes, e Jesus multiplica: “Quando tudo que você tem é óleo em uma jarra, isso reflete como você está, É quando Ele vem. O lanche de pão e peixe de um menino, é tudo que você precisa antes. É quando Ele vem. Ele vai pegar, abençoar e quebrar e te dar. Ele vai multiplicar no momento em que está, e no momento em que você chamar, quando você tem me dado tudo de si, Ele vem e vai dizer: O que você tem em suas mãos? Eu posso usar, se você estiver disposto a perder. Leve o pouco que tem e Eu tornarei grande. Eu sou El Shaddai, e eu vou além daquilo que você precisa.”

Quando paro pra pensar o desespero que entramos em algumas situações da vida, eu realmente me envergonho das vezes que disse que sou crente... crente em quê?? Crente não é o que acredita? O que crê? A bíblia é uma coleção de histórias de pessoas de fé, de pessoas que acreditaram, no Deus dos antigos, que é o mesmo Deus de hoje. Deus que tem todo o poder em suas mãos, o domínio e a soberania sobre tudo que há e o que há de vir, e é Ele que está no controle. O que mais podemos falar? Eu posso duvidar de algo? No momento que dou espaço para Ele agir, no momento que eu perco a minha prepotência, como Davi fez, rasgo as minhas vestes diante de Deus. É Ele quem vai agir! Gálatas 2:20 Vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim! É abrindo o espaço, Deixando que Ele guie seus passo que você conseguirá ir a lugares que sozinho não poderia. Mesmo você sabendo das suas dificuldades, e até por meio delas Deus faz coisas grandes. Creio sim que Ele usa até nossas imperfeições, nossos impulsos, nossas personalidades, os defeitos que comumente achamos que atrapalham, e sem Deus, de fato atrapalham.

A história de Moisés, é um show de confiança em Deus. E o resultado é claro: “Pois o SENHOR teu Deus abençoou [Moisés] em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou” (Deuteronômio 2:7). Não há outro lugar para por nossa confiança, enquanto crermos no governo, nesse mundo imperfeito, nas empresas, nas pessoas, o risco de perder a fé na vida é grande. Tenha os olhos fixos nEle: “Disse-lhe o Senhor: "Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? (Exôdo 4:11). Para terminar, o salmo 37 é um Grande refrigério: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.”

Há uma outra opção. Não confie em Deus, não dê espaço para ele trabalhar na sua vida, não ponha sua fé Naquele que é Fiel. Você pode ser independente de Deus, pode se garantir sozinho. Não há um meio termo, um confiar “um pouquinho”. Nós os “crentes” ainda somos piores ao viver desesperados, cheios de preocupações vãs, e ainda dizer “eu confio em Deus”. Não confia! Se engana, mente para si mesmo. Saber que Deus é Fiel está muito além de colar um adesivo default no carro. Confiar nEle é saber que não importam as circunstâncias ele é o provedor e está no controle.