sábado, 28 de maio de 2011

Impasse

Quem nunca se sentiu numa bifurcação, onde não sabe qual é o caminho certo, ou o qual a atitude certa a tomar? Acho que todo ser humano já teve que pensar um pouco mais em algum momento da vida, procurando uma resposta dentro de si. Acho mais complicado estar numa bifurcação do que num beco sem saída, porque como diz o Pensador Gabriel “para quem sabe olhar pra trás, nenhuma rua é sem saída”. Mas ter opções é sempre mais difícil que só ter uma, e é no momento que você precisa fazer algo e não sabe o que, aí está o “impasse”, que nada mais é que o passo que você ainda não deu. Todo mundo quer resolver as situações, mas o impasse é o “ante-resolução”, e estar nesse momento de impasse não resolve nada, quanto mais tempo nele você fica, mais a tensão aumenta, e menos solução aparece.

Muita gente não consegue sair dele, e fica durante anos sem tomar uma decisão importante, como se amarrasse a vida nesse ponto, e então nada mais vai pra frente, e nem volta. É algo semelhante ao morno, ou ao mais ou menos... Não existe nada de bom nessa falta de atitude, nessa situação estacional, não ir pra frente custa tempo, e momentos que poderiam ser de mais alegria e satisfação. É nesse momento que se perde dinheiro, que relacionamentos são desfeitos, ou não se conquista o pretendido; então é preciso fazer algo diferente, algo novo, mudar a estratégia e continuar até a próxima decisão importante. Mesmo quando tudo parece igual e sem novidade, existe sim uma saída, sempre! “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” 2 cor 5:17.

A meu ver, melhor que algo novo é algo renovado. Adoro ver como ficam os prédios históricos depois de uma restauração, algo que está novo, mas com toda uma história e coisas que o tempo traz de bom, quem não se admira em ver os programas de reformas de casas, como algo melhorado fica incrível! Por isso, melhor que se reinventar é o processo de melhorar, e muitas vezes para sair do impasse, essa é a melhor coisa: dar um passo pra trás para poder dar muitos outros pra frente, quebrar algo que não está bom e refazê-lo. Assim você não perde tudo que já conquistou, mas se abre para a melhoria, se lapida, se aperfeiçoa, “Pois Deus tinha preparado um plano ainda melhor para nós, a fim de que, somente conosco, elas fossem aperfeiçoadas.” Hebreus 11:40. Esse processo de lapidação é mais doloroso, e pede mais coragem do que em geral teríamos. Mas com certeza, é melhor a dor da melhora, que o conforto do impasse.

Creio que em Tudo, Deus nos ajuda e fortalece. Num dia triste, ainda assim ele te vê e deseja que você faça o melhor, e contar com a ajuda dele pra sair do impasse é muito melhor. “O SENHOR Deus me disse: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo.” Salmo 32:8. Em primeiro lugar vem a atitude de querer sair do impasse, e depois você vai... caminhe! E se ainda assim você não consegue sair do impasse, lembre-se: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” Salmo 37:5.