domingo, 26 de setembro de 2010

Como Agradecer?

Essas 2-3 últimas semanas, tem acontecido tantas coisas especiais, tenho visto que não há motivos para que eu não seja feliz, e realmente feliz. Em minha vida eu tenho recebido presentes de Deus a cada dia, e eu posso agradecer a Ele por me amar tanto assim e insistir em demonstrar o seu amor já mostrado antes mesmo de eu nascer. Lí o Salmo 111, e acho que eu entendo essa música que Davi escreveu, ele tinha motivos para agradecer, como eu tenho, faço das palavras dele as minhas: “Darei graças ao Senhor de todo o coração junto com os que o obedecem. Grandes são os feitos do Senhor; neles meditam todos os que os apreciam. As suas obras manifestam majestade e esplendor, e a sua justiça dura para sempre. Ele fez proclamar as suas maravilhas; o Senhor é misericordioso e compassivo. Deu alimento aos que o temiam, pois sempre se lembra de sua aliança. Mostrou ao seu povo os seus feitos poderosos, dando-lhes as terras das nações. As obras das suas mãos são fiéis e justas; todos os seus preceitos merecem confiança. Estão firmes para sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão. Ele trouxe redenção ao seu povo e firmou a sua aliança para sempre. Santo e temível é o seu nome! O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!”.

Conversando com meu amigo, a gente sempre cai no ponto de que buscamos ser sábios, e achei fantástico esse último versículo do Salmo 111, o princípio da sabedoria é o temor a Deus, ou seja a confiança, reverência, respeito, consciência da grandeza dEle e nossa dependência do Seu agir. Nesse último sábado conversávamos sobre coisas que damos importância, mas na verdade fogem da compreensão e de um bom senso inerente aos sábios. Que sabedoria é essa que separa pessoas da alegria, e de uma vida intensamente feliz? Que plenitude de vida é essa que nos poda de sermos realmente libertos e satisfeitos? A Satisfação está onde a verdadeira felicidade mora, na verdade estão todos procurando, e tem muita gente perdida nessa procura. A Felicidade não está apenas num lugar, mas no que é pleno, no completar das coisas, no equilíbrio físico, mental e espiritual; a busca de um sábio passa necessariamente nesses 3 pontos, mas antes de tudo como lemos no salmo o princípio dela é a reverência a Deus.

Então nessa reflexão posso dizer que a procura pela plenitude de vida parte desse início, a priori de que Deus é o Princípio, o Alfa (eu creio e sei que em Jesus eu encontro Deus) e é necessário caminhar a partir daí. Outros “princípios” que temos parecem muito fúteis quando vemos qual é o real fundamento da sabedoria e plenitude que tanto buscamos. O que adiantaria viver mil anos, se de verdade você nem começou por onde deveria começar, para a vida não são os anos que importam, mas sim a maneira pela qual você passou por esses anos. De que forma você tem encarado a sua jornada, o processo, o agora... não dá para esperar o que virá de braços cruzados para aí depois tentar ser sábio, tentar ser feliz, tentar viver em plenitude. Deixar experiências para amanhã é arriscar em não vivê-las. A procrastinação não é boa, seja oportunista (no melhor dos sentidos), viva da melhor forma, intensamente! Não chegarei a uma idade avançada, sem orgulho do caminho que fiz. Quero olhar para minha jornada sem remorso algum.

Deus dá as oportunidades e se for sábio você aproveitará da melhor forma. Eu só posso agradecer por toda a oportunidade que Ele tem dado, e para tentar responder minha própria pergunta no título, me arrisco a dizer que Deus se alegra ao aproveitarmos cada oportunidade que ele tem nos proporcionado, ser feliz e procurar ser ainda mais a cada dia. Você ficou deitado o dia inteiro? Fique feliz por isso, se você entender que Deus te deu a oportunidade de aproveitar o dia inteiro no sofá. Trabalhou feito louco? Fique feliz, porque você tem essa energia toda pra fazer isso. “Em tudo daí graças”. Não desperdiço minhas oportunidades, minhas alegrias, e se posso as potencializo e vivo intensamente cada uma delas! E por Deus, tenho recebido muitas, que eu nunca me esqueça disso.



Obrigado Deus!