segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

"Feliz 2015" tem jeito!

Mal começou o ano e as polêmicas, mortes, brigas por intolerância são as notícias quentes nos jornais (junto com as das fortes chuvas, corrupção no governo, economia trágica no país, mas dessas não vou falar aqui, rs)... o que me incomoda é entender que mais um ano novo vem e nem se quer fazendo cocégas na possibilidade de um mundo evoluído, em direção à paz e compreensão entre os que nele vivem.

Passa dia, ano, e os problemas aumentam proporcionalmente à população mundial, embora os recursos naturais e vitais para a vida não. Acho que paz e compreensão também são recursos vitais para a evolução, mas parece que boa parte do mundo ainda não se ligou nisso... Eu realmente acredito que logo leremos notícias sobre achar água e que viver em outro planeta tornou-se algo possível, mas compreensão, respeito e amor não tem se achado em muita quantidade nem aqui no nosso planetinha mesmo.

Eu me canso de escrever isso aqui, que erro feio como pessoa todo o tempo, mas tenho uma busca por ser uma pessoa um pouquinho melhor todo dia, nesse ano novo, se eu terminar um pouco melhor então poderei dizer que terá sido sim um ano FELIZ! De tempos para cá, não sei se em detrimento de viajar e conhecer povos e culturas, ou por ter achado coisas diferentes em mim mesmo, mas o novo acho belo e tenho buscado ser mais tolerante com o que diferente. Também cansei de repetir frases sem pensar nas comunidades religiosas, não posso me caber em instituições que mesmo que mascaradamente pregam intolerância e irracionalidades como FÉ, ditando leis convenientes como fossem vindas de um ser superior, entendendo partes de um livro literalmente e outras com vista grossa por pura conveniência...

Mulçumanos, Cristãos, Judeus, Religiosos... Eu desejo um 2015 com menos religiosidade e mais racionalidade! porque se assim continuar, o atentado que matou 12 na frança nessa primeira semana do ano foi só um dentre muitos que acontecerão. Essas pessoas deixam-se levar por coisas escritas a milhares de anos, esquecendo-se que podemos pensar em nosso tempo... a grande verdade é que o "olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé"  na Torá (livro sagrado dos judeus) e na Bíblia Êxodo 21:24 não foi escrito e não pode ser aplicado no nosso tempo. Porque sendo assim coisas escritas no alcorão também deveriam ser seguidas a risca, como: "Ó fiéis, não tomeis por amigos os judeus nem os cristãos; que sejam amigos entre si. Porém, quem dentre vós os tomar por amigos, certamente será um deles; e Alá não encaminha os iníquos". Surata 5,51 "Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo dos incrédulos." Surata 2,191 

Não é desejo só de ano novo, mas pra toda vida de abrir mão de conceitos antigos, atitudes desrespeitosas, preconceitos descabidos; uma vida com mais reflexão e inteligência coletiva, respeito mútuo e amor "Olho por olho e o mundo acabará cego" Gandhi.
Acho que assim, todos os desejos de ALEGRIA e PAZ que fazemos todo ano vão começar a se realizar. 

FELIZ 2015