quinta-feira, 15 de julho de 2010

Não importa o que eu faça, Deus continua sendo Deus (Leia Eclesiastes 1,2 e 3 e Jó 37)

Já pisei na bola, no meu propósito de postar uma vez por semana... como posso ser tão falho?! “Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio”, mas eu não sou o primeiro a escrever isso, foi Paulo, que escreveu aos Romanos. Não me irritei pelo blog, mas sim por causa da vida inteira ficar brigando com o que eu faço ou deixo eu de fazer! A atitude errada ou o a não-atitude são fantasmas que assombram a vida, mas pelo que parece, é algo bem comum, desde muito tempo antes do Apóstolo Paulo.

Na outra semana, no feriado, fui para um sítio, divertidíssimo! Mas num momento, mais tranqüilo, depois de dia e noite ligado, sentei numa cadeira ao lado da piscina e fiquei por minutos observando as nuvens, os pássaros, o vento... Vi como o ritmo desses elementos não se alteram, independem se eu durmo, acordo, grito, danço, escrevo no blog, me estresso, nada dessas coisas estão nas minhas mãos. Se você faz o que eu fiz, numa praia bonita, debaixo de uma árvore, fazendo uma trilha ecológica, ou mergulhando em alto mar, irá enxergar isso também, coisas funcionando como devem funcionar, para os ateus e agnósticos é difícil encarar a realidade que existe um motor que não é movido, a “Arché”, o princípio de todas as coisas: DEUS! Lendo o capítulo um de romanos fica claro o que tem acontecido “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram” (Romanos 1:20 e 21).

Sabemos do certo, o que devemos fazer, mas parece que fazemos questão de fechar os olhos. É o pecado que nos fecha os olhos, em todos nós o pecado habita. Sei que isso não é uma exclusividade minha, esse andar em círculos, o parecer não sair do lugar, tentar acertar, mas comumente voltar a estaca zero, o mundo girando e eu ainda caindo nos meus mesmos erros. Se houve alguém que poderia ter saído desse círculo vicioso, esse foi o mais rico e sábio rei, Salomão, filho do Rei Davi. Para surpresa de todos ele começa o livro dele com a frase: “grande ilusão!” Ué!? Eu que deixo tanta coisa importante por fazer, leio isso de alguém tão esforçado! Se os grandes esforços dele, para ele pareceram não servir de nada, piores são os meus então?! Comecei a compreender então que não são os meus esforços que mudam o mundo, mas sim os esforços do meu Deus, porquê de fato, sem ele nada somos e todo o universo é resultado dos esforços dEle.

A sabedoria dos grandes homens da Bíblia está em entender que a principal ação é confiar no Deus que tudo fez. Para Jó, construir uma vida boa, perder, e reconquistá-la foi totalmente resultado da dependência de Deus, aliada ao objetivo que era o próprio Deus “Jó, pare um instante e escute; pense nas coisas maravilhosas que Deus faz. Será que você sabe como Deus dá a ordem para que os relâmpagos saiam brilhando das nuvens?... Ensine-nos o que devemos dizer a ele, pois não somos capazes de pensar com clareza. Eu não teria o atrevimento de discutir com Deus, pois isso seria pedir que ele me destruísse”(Jó 37:15-20). Logo eu posso concluir que nenhuma atitude minha pode mudar o mundo do pecado e que caminha para a desgraça, mas sim atitudes de Deus em mim: Dependência de Deus; posso também entender que a única atitude que devo tomar é a minha ação em direção a Deus, e qualquer outra atitude será “ilusão” porque mais cedo ou mais tarde ela não terá mais a menor importância; isso deve soar como uma palavra de encorajamento, para que TUDO que for feito tenha como objetivo o reino de Deus, nos momentos de seriedade ou de diversão, a busca de sua felicidade e satisfação, deve ser para Deus, então tudo o que fizer será importante.

Fazer parte do plano de Deus, e ser um instrumento da ação de Deus no mundo é algo glorioso, muito além do que podemos esperar conseguir por nossas próprias forças. Davi, antes de ser rei, era um adorador, que soube reconhecer o lugar que Deus deve ter na vida, leia o salmo 19. Na igreja gosto muito de cantar “Aquele que põe fim às minhas guerras é o mesmo que põe limites no mar, Aquele que faz meu coração se acalmar é o mesmo que faz a estrela brilhar, Aquele que me dá motivos pra viver, é o mesmo que não deixa o dia e a noite falhar”.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Virando o Jogo (Leia Mateus 8:23-27, Marcos 4:35-41 e Lucas 8:22-25)

Todo brasileiro ficou ao menos um pouquinho frustrado na semana passada com a eliminação da copa. Eu fiquei! Nem era o mais entusiasmado com a copa do mundo, assistindo deu o gostinho de que estava fácil para ganhar, mas quem viu o jogo ficou impressionado como as circunstâncias mudaram rapidamente, é assim no futebol, também não sou nada bom jogando bola, mas dá pra perceber como o time não estava preparado pra enfrentar certas situações. Não é assim na vida? Claro que é! As circunstâncias mudam muito, e nem sempre estamos preparados pra vencer, muito menos para perder, mas acho que o mais difícil ainda é enquanto está perdendo conseguir virar o jogo! Por aí Tem bastante gente frustrada, e pensei essa semana de como se pode sair desse estado.

A Bíblia é um livro de grandes viradas, de tantas, foi difícil escolher uma única história para basear meu texto, mas nada melhor do que tirar da vida de Jesus algumas situações! Jesus foi e é o transformador de situações. Se você estivesse entrado num barco tranquilamente. No meio da viagem uma tempestade transforma sua viagem em assustadora. 99% das pessoas se desespera ness situação, como se isso fosse resolve. Com os discípulos foi a mesma coisa. Eles ficaram desesperados, diziam “Mestre, vamos morrer!”, Jesus sabia do perigo que a tempestade trazia, mas não foi pelo desespero, e sim por sua capacidade de “virar o jogo” que o mar e a tempestade se acalmaram. Vemos que enquanto as pessoas se desesperam, Jesus age com calma e firmeza. A pergunta que Ele fez foi: “Onde está a fé de vocês?”. Como escrito em Hebreus 11, Fé é certeza e confiança, e sem fé é impossível agradar a Deus, não se acha o favor de Deus sem acreditar (Heb 11:6), leia todo o capitulo e verá vários exemplos de pessoas que viraram o jogo porque acreditaram, os que não acreditam não chegam a lugar nenhum, são comparados com a inconstância das ondas do mar (Tiago 1:6).

Voltando a falar do jogo, talvez o desespero tenha afastado da vitória, é uma suposição. Começamos a perder quando há o desespero e a desconfiança de que não vamos chegar onde queremos, a dúvida e a fraqueza são sintomas típicos de pessoas frustradas. Talvez alguém possa dizer que eu estou citando o famoso livrinho “The Secret”, bobagem! Esse tal “segredo” sempre esteve na Bíblia. Maria, a mãe de Jesus, sabia que nada poderia fazer, mas tinha a certeza de que o Filho de Deus estava na festa em que acabou o vinho. Então ela antes de se desesperar o procurou. Ali Jesus fez seu primeiro milagre citado na Bíblia (João 2:1-12), transformando uma situação de vergonha para os noivos, em celebração. Aqui vemos outro ponto, se eu não posso, eu sei quem pode! Não basta fé, mas sim fé em Deus. O Rei Davi sempre soube disso, por isso foi o maior Rei de Israel, ele sabia a força de sua espada, mas acima dela tinha a fé firmada em Deus (Salmo 121:2).

A maior demonstração de tudo isso é a que nos tira das trevas e nos leva para a luz, A Crucificação. Jesus sabia que não seria fácil, mas tinha o objetivo traçado, se fez homem para que por sua morte fossemos perdoados de nossas culpas. Suportou a dor que ninguém suportaria, pois tinha a certeza que venceria tudo, e quando a limitação física de homem não suportava mais, evidenciou-se mais o Deus que sempre foi. Sofreu até morrer, mas sem desespero. No terceiro dia ressurgiu glorioso. Essa é a virada que mudou de vez a história da humanidade.

Fiquei pensando em atitudes de fé que eu já tomei, olhando num período curto as coisas mudam muito. Tudo começou na época dessa foto acima, tinha uns 17 anos. Sei que não sou a pessoa que conquistou mais coisas na vida, ainda tenho um longo caminho pra percorrer, mas já sei que sem almejar objetivos não se consegue alcançá-los, se as circunstâncias não são as melhores possíveis, é preciso não se desesperar, ter Fé em Deus e atitude de quem sabe onde quer chegar. Acredito que assim se vira o jogo, pra vencer!